Sistema de monitoramento de Balneário Pinhal deve trazer mais tranquilidade à população

Nova estrutura promete auxiliar a preservação de patrimônios dos moradores e veranistas

Central de monitoramento de Balneário Pinhal. Foto: Litoral na Rede

A inauguração da sala de monitoramento e a instalação das câmeras de segurança compõem um momento muito importante para a segurança pública, mas principalmente para a comunidade de Balneário Pinhal. Segundo o vice-governador e secretário de Segurança Pública do RS, delegado Ranolfo Vieira Júnior, este é um investimento do município que extrai o melhor da tecnologia: “É a inteligência à disposição da segurança pública”, afirmou.

O projeto concretizado na última sexta-feira (11) com a iniciativa da gestão Marcia Tedesco e Alequis, em parceria com o Gabinete de Gestão Integrada (GGI), oferece um serviço até então inexistente à polícia local, além de promover a integração das forças de segurança por ser um auxílio à Brigada Militar e também à Polícia Civil.

“Esta ferramenta auxilia, em primeiro lugar, para que não aconteça o crime, afinal o criminoso entende que está sendo monitorado e deve se sentir intimidado com isso. E em segundo lugar e não menos importante é um auxílio à Polícia Civil, pois as câmeras e as imagens auxiliam também na elucidação dos crimes”, explicou o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral (CRPO Litoral), tenente coronel Leandro Luz.

Para além do serviço facilitado às polícias, as novas instalações significam, principalmente, uma transformação no cotidiano da população local. De acordo com a prefeita Marcia Tedesco, a rotina dos moradores tende a mudar para melhor.

“As pessoas vão se sentir mais seguras, os seus patrimônios serão mais preservados. E nós vamos colocar mais câmeras. O número de instalações precisa atender à necessidade de fazer o real cercamento eletrônico da cidade. Não basta ter a estrutura, basta que a gente a utilize como ferramenta de segurança pública”, declarou.

O monitoramento eletrônico já é realidade em outros municípios do Estado, incluindo outras cidades litorâneas. O serviço pode ser entendido, em sua amplitude, como uma ferramenta tecnológica que resulta em maior qualidade de vida, segurança e acesso à informação.

Veja o vídeo institucional sobre o Gabinete de Gestão Integrada

Quer receber as notícias do Litoral na Rede no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo.

Siga o Litoral na Rede no Instagram. 

Leia mais notícias do Litoral Norte.

COMPARTILHAR