Tchau, inverno! Oi, primavera!

Veja o prognóstico climático para a nova estação com a meteorologista Ludmila Pochmann

Plataforma Marítima de Tramandaí. Foto: Mikael Mielke

O inverno deste ano no Rio Grande do Sul teve muita chuva que foi um alívio para estiagem que sofremos desde a primavera do ano passado e verão deste ano. Teve neve e veranicos além do ciclone bomba que passou pelo estado deixando muitos prejuízos. Uma loucura, assim como estes últimos tempos em que enfrentamos esta pandemia de covid-19.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a precipitação total dos meses de inverno ficou 25 mm acima da média climatológica no Litoral Norte e as temperaturas ficaram na média dos três meses.

O prognóstico feito pelo INMET e pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) para os próximos três meses de primavera, que teve início às 10h31 desta terça-feira, 22 de setembro, é de que a estação terá maior probabilidade de chuvas acima da faixa normal climatológica, com valores em torno de 50mm a mais para o litoral norte do RS. AS temperaturas ficam dentro da média para o período.

Alguns centros de meteorologia já falam sobre as tendências de anomalias negativas da temperatura na superfície do oceano Pacífico, que indicam que iremos terminar o ano com a ocorrência de La Niña. Quero explicar para vocês que o fenômeno La Niña é quando ocorre o resfriamento anormal das águas do oceano Pacífico e este resfriamento nessa época do ano provoca apenas a diminuição das temperaturas na nossa região.

Quando a La Niña ocorre em junho, julho e agosto ela ocasiona diminuição das chuvas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Nas outras épocas do ano, este fenômeno climático não gera consequências na nossa região.

Por Ludmila Pochmann / Meteorologista do Litoral na Rede.

A Previsão do Tempo no Litoral na Rede tem o apoio da Espaço Pet Clínica Veterinária. Sua marca também pode estar aqui. Se você também quer ser patrocinador deste serviço, envie uma mensagem para o Whatsapp 51-99113-0101 e a nossa equipe entrará em contato. 

Para receber as notícias do Litoral na Rede no seu Whatsapp, envie seu nome, município e #notícias para 51-99113-0101 e coloque nosso número na sua agenda.

COMPARTILHAR