Tempo de resposta para a chegada de ambulância do Samu deve diminuir no RS

Aplicativo Chamar 192 – Samu está disponível e cidadãos poderão utilizar a plataforma para agilizar o atendimento

Base do SAMU de Tramandaí. Foto: Litoral na Rede

Chamar uma ambulância para casos de urgência e emergência em território gaúcho agora pode ser realizado via aplicativo para celular. Disponível nas lojas de aplicativos para smartfones, o Chamar 192 – Samu permite que os cidadãos façam um cadastro prévio com nome completo, data de nascimento, sexo e locais favoritos, como casa e trabalho.

O aplicativo usa as informações cadastradas para agilizar o processo de regulação do Serviço Móvel de Urgência (Samu), no caso de alguma emergência. O médico que atender ao telefonema saberá previamente informações básicas e localização via GPS, diminuindo o tempo de resposta para a chegada da ambulância.

A secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, informou que as vantagens de usar o novo meio para contatar o Samu é a agilidade na conversa com os médicos reguladores, já que ele terá acesso aos dados pré-cadastrados no aplicativo, e o uso do GPS para definir a localização da emergência. “Às vezes a pessoa não sabe o nome da rua, ou exatamente a localidade onde está. O GPS vai facilitar ao apontar com precisão onde a ambulância deve ir”, afirmou.

Arita explicou ainda que cada segundo economizado no processo de regulação das emergências via Samu é fundamental para salvar uma vida. Outro vantagem, diz a secretária, é inibir os trotes: “Sabendo de antemão quem é a pessoa que está ligando, diminui a chance de haver trotes”. Em 2018, mais de 90 mil telefonemas recebidos pelo 192 foram falsos chamados, correspondendo a 8,3% das ligações. Este ano, até o início de novembro, já foram aproximadamente 74 mil ligações falsas.

Veja como utilizar o aplicativo Chamar 192 – Samu (Clique aqui) 

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