Testes de vacina contra o coronavírus devem começar em agosto no RS

Compartilhe

Vacina CoronaVac começa a ser testada no Brasil. Foto: Governo de SP

O Centro de Pesquisa do Hospital São Lucas da PUCRS abriu, nessa segunda-feira (20), as inscrições para voluntários a participarem do estudo que testará a vacina contra o novo coronavírus. Os testes no Rio Grande do Sul estão previstos para começar na primeira semana de agosto.  Os candidatos devem trabalhar na área da saúde e atuar em unidades que atendem pacientes com a Covid-19.

O estudo também será realizado em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, sob coordenação do Instituto Butantan. No Brasil, serão realizados testes da vacina da empresa chinesa Sinovac, chamada de CoronaVac, com aproximadamente 9 mil voluntários.

Em São Paulo, os testes começam nesta terça-feira (21). A vacina será aplicada em 890 profissionais da área da saúde do Hospital das Clínicas, na capital paulista.  São duas doses em um intervalo de 14 dias.

Os testes serão acompanhados por uma comissão de pesquisadores internacionais, que terão acesso à plataforma científica para observar o andamento e garantir transparência em todo o processo.

Caso seja comprovado o sucesso da vacina, ela começará a ser produzida pelo Instituto Butantan a partir do início do ano que vem, com mais de 120 milhões de doses, o suficiente para vacinar cerca de 60 milhões de brasileiros.

“A partir do fechamento do estudo, que deve acontecer em setembro, entramos na fase de acompanhamento, que é muito contínua. A qualquer momento, a partir daí, poderemos ter a abertura parcial do estudo que indique a sua eficácia. Se esse estudo for concluído antes do final deste ano – e essa é uma expectativa real – poderemos ter essa vacina disponível para a população brasileira já no início do próximo ano”, disse Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan.

Inscrições de voluntários no RS

Os voluntários que se enquadrarem nos pré-requisitos (veja abaixo) poderão preencher o cadastro de interesse que está disponível neste link. Já na próxima semana, a equipe de profissionais do corpo técnico, administrativo e operacional designada para conduzir o estudo no Centro de Pesquisa do Hospital São Lucas da PUCRS, fará a triagem e seleção dos candidatos para o começo dos testes.

Todas as pessoas confirmadas para participar do procedimento receberão contato do Hospital para agendamento, checagem dos critérios e orientações gerais.

Veja os critérios de inclusão

  • Ser profissional da saúde e atuar em unidades especializadas em tratamento da Covid-19.
  • Ter mais de 18 anos idade.

Veja os critérios de exclusão

  • Ter apresentado o diagnóstico prévio de Covid-19 ou sintomas compatíveis com a doença nos dias anteriores à vacinação.
  • Ser gestante ou ter o desejo de engravidar durante os próximos três meses consecutivos.
  • Estar em período de amamentação.
  • Ter doenças crônicas sem devido controle, assim como doenças e/ou uso de medicações que comprometam o sistema imunológico.

Compartilhe

Postagens Relacionadas