Tramandaí terá mutirão de ecografias mamárias nesta semana

Clínica disponibilizará 100 exames a baixo custo em ação alusiva ao Outubro Rosa

Mutirão de ecografias mamárias será realizado na Clínica Essencial Saúde em Tramandaí. Foto: Divulgação

A ecografia mamária é um dos recursos que, junto com a mamografia e o autoexame, serve para diagnosticar o câncer de mama.  No Outubro Rosa, mês de prevenção da doença, a Clínica Essencial Saúde e o Cartão Pop estão disponibilizando 100 ecografias mamárias a baixo custo em Tramandaí.

O mutirão de exames e as atividades de conscientização serão realizados nesta quarta-feira (23) na Clínica Essencial Saúde, a partir das 8h. O valor para cada exame é de R$ 40,00. A procura foi grande e há poucas vagas disponíveis.

É preciso agendamento, que poder ser feito pelo telefone 51-3661-1307 ou pelo Whatsapp 51-98474-3650. A clínica fica na Avenida Tristão Monteiro, 260.

De acordo com a gerente da Essencial Saúde, Claudia Grassi, além da ação voltada para as mulheres, ao longo da quarta-feira, haverá um espaço especial com brinquedos, como pula-pula, para as crianças. “Nossa ação tem como objetivo lembrar a todas as mulheres que prevenir é um gesto de amor próprio”, disse Claudia ao Litoral na Rede.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2018, foram registrados 59.700 novos casos da doença no Brasil.  Em 2017, ocorreram 16.927 mortes por câncer mama no país.

O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais. O INCA alerta que, na maioria dos casos, algum dos seguintes sintomas estão presentes:

  • Nódulo (caroço) fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.
COMPARTILHAR