UFRGS anuncia seleção para cursos de graduação no Campus Litoral Norte

Ingresso tem processos diferenciados, sem realização de vestibular

Foto: UFRGS

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) anunciou, nesta terça-feira (03), a abertura de processos seletivos para dois cursos de graduação no Campus Litoral Norte, localizado em Tramandaí e Imbé. As vagas são para 2021 no Bacharelado em Ciências Biológicas, ênfases em Biologia Marinha e Costeira e em Gestão Ambiental Marinha e Costeira (BioMar) e Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza.

O BioMar chega a sua 15ª edição. Estão previstas 40 vagas para ingresso por meio de processo seletivo especial, com provas aplicadas no Litoral Norte. O curso é realizado nas dependências do CECLIMAR, no município de Imbé. O edital de abertura de inscrições com todas as informações sobre a seleção será divulgado em breve.

Ofertado desde 2006 e realizado em parceria com a UERGS até sua 12ª edição, o BioMar apresenta uma proposta multidisciplinar de experiências e de esforços de várias unidades da UFRGS (Instituto de Biociências, Instituto de Geociências, Instituto de Ciências Básicas e da Saúde, Instituto de Química e Campus Litoral), que oferecem um rol de disciplinas voltadas às Ciências do Mar.

A partir de sua concepção pedagógica, o curso enfatiza a biodiversidade marinha e costeira e os processos que ocorrem nos seus principais ecossistemas. No conjunto, as disciplinas de Ciências Biológicas e de Geociências se complementam e oferecem uma base interdisciplinar para o entendimento dos cenários da região, do funcionamento dos sistemas e dos recursos disponíveis.

Centro de Reabilitação de Animais Marinhos no Ceclimar, em Imbé. Foto: Litoral na Rede / Arquivo 

Já a Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza terá as inscrições abertas em 12 de novembro. O processo seletivo usará a nota do ENEM, das provas aplicadas nas edições de 2015 a 2019. Estão previstas 60 vagas para ingresso em março de 2021, conforme especificações do edital, cuja publicação ocorrerá nas próximas semanas.

O BioMar e o Educação no Campo integram o grupo de cursos de graduação que a UFRGS oferece regularmente e que têm processo seletivo diferente do Vestibular anual. Nesse conjunto, estão também os cursos de graduação na modalidade a distância, como o Biblioteconomia EAD, que está com inscrições abertas até 9 de novembro.

Neste processo, estão sendo oferecidas 320 vagas em sete polos presenciais: Santa Maria, Porto Alegre, Três de Maio, Tio Hugo, Imbé, Seberi e Gramado. O curso é uma parceria entre UFRGS, Capes, Universidade Aberta do Brasil e Conselho Federal de Biblioteconomia.

A Pró-Reitoria de Graduação mantém atualizada a relação de cursos com processos abertos no site https://www.ufrgs.br/prograd/.

COMPARTILHAR