Uso de máscaras será obrigatório em Osório

Medida entra em vigor nesta segunda-feira

Foto: Rosena Rosa / Agência Brasil / Arquivo

O uso de máscaras passa a ser obrigatório em locais públicos, empresas e no transporte coletivo de Osório a partir desta segunda-feira (27). A determinação conta em decreto publicado nessa sexta-feira (24) pela Prefeitura e vale por tempo indeterminado.

O texto determina “o uso obrigatório de máscaras, a serem utilizadas sempre que sair de casa” e especifica as situações em que a proteção deve ser utilizada: em todos os espaços públicos; no transporte coletivo; nos estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços; e nos táxis e transportes por aplicativos.

Conforme o decreto, as empresas, inclusive a de transporte coletivo do município, “deverão disponibilizar no mínimo um funcionário para impedir a entrada e a permanência de pessoas que não estiverem utilizando máscara”. Também deverão afixar cartazes informativos sobre a forma de uso correto de máscaras e o número máximo de pessoas permitidas ao mesmo tempo dentro do estabelecimento.

A Prefeitura afirma que a medida tem objetivo de resguardar a saúde da população e que o uso obrigatório de máscaras leva em conta o avanço da pandemia do coronavírus e os recentes protocolos emitidos pela Organização Mundial de Saúde, pelo Ministério da Saúde, pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Comitê Municipal de Atenção ao Coronavírus.

Conforme boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (24), Osório tinha 26 pessoas com síndrome gripal monitoradas pela Secretaria Municipal da Saúde. Na cidade, foram realizadas 102 coletas de exames, sendo que duas tiveram resultado positivo, 55 foram negativas e 45 aguardam resultado do laboratório. Os dois pacientes com Covid-19 já se recuperaram da doença.

COMPARTILHAR