Vídeo: pescadores tentam salvar baleia encalhada no Litoral Norte

Compartilhe

2702 BALEIA BACUPARI MOSTARDAS
Foto: Michel Machado / Daiane Silveira / colaboração Litoral na Rede
2702 BALEIA BACUPARI MOSTARDAS 3
Foto: Michel Machado / Daiane Silveira / colaboração Litoral na Rede
2702 BALEIA BACUPARI MOSTARDAS 2
Foto: Michel Machado / Daiane Silveira / colaboração Litoral na Rede

Pescadores do Distrito de Bacupari, em Mostardas, tentam salvar uma baleia Jubarte que está encalhada na beira da praia. Sem recursos para devolver o animal que pesa pelo menos 30 toneladas ao mar, eles entraram em contato com a Patram e com o Litoral na Rede.

A baleia está encalhada a aproximadamente um quilômetro do ponto onde estão os restos do barco Monte Athos, que naufragou na década de 1960. Segundo o pescador Michel Machado, a jubarte está viva. “Ela vai continuar viva. A onda vem, bate por cima dela e molha ela. A parte onde ela respira tá pra cima”, disse esperançoso o pescador.

O Litoral na Rede encaminhou os vídeos gravados por Michel e pela esposa Daiane Silveira para a Patrulha Ambiental e para o Ceclimar. O professor e pesquisador Ignácio Moreno analisou as imagens e informou que, aparentemente, a baleia está bastante fraca e desnutrida. Ele orienta que as pessoas não se aproximem da jubarte porque mesmo debilitada, ela pode ter alguma reação e machucar alguém.

O pesquisador informou que equipes do Ceclimar e da Patram seguirão ainda durante a madrugada desta quinta-feira em direção ao local onde a baleia está encalhada. O trabalho deve iniciar ao amanhecer. Segundo ele, não há condições de realizar uma operação para tentar salvá-la durante a noite. “No escuro, nós podemos machucar mais o animal”, explicou.

Leia também: Baleia encalhada no Litoral está muito debilitada e não deve resistir

Veja o vídeo

Compartilhe

Postagens Relacionadas